Domingo, 02 de outubro de 2011.
Para começar um raciocínio vou aproveitar o tempo decorrente. Já que estamos num domingo, nada melhor que utilizá-lo como ponto de partida.
Domingo, o dia de descanso para a maioria no Brasil, chega como o primeiro dia da semana, mas possui repercussão de como se fosse o último, quebra com força a rotina de trabalho.
Para o funcionamento harmonioso da nossa economia é fundamental que o tempo seja subdividido em intervalos de trabalho e descanso, como já explícito em nossa história (produção e consumo). Esta economia possui como ponto de equilíbrio o trabalhador, que apresenta papeis diferentes ao decorrer dos intervalos de tempo. Quando há trabalho há produção, quando há descanso há consumo, esse equilíbrio torna possível manter em pé todo um sistema de produção, o sistema de produção capitalista.
Para fechar a primeira parte deste raciocínio deixarei uma reflexão; Se o trabalho produz o que futuramente iremos consumir, logo, o consumo nada mais é do que fruto da nossa própria produção?
Se isso é verdade, então porque existem pessoas no mundo que não possuem nem mesmo o básico para sobreviver, COMIDA.
Hoje no Brasil cerca de 5% da população passa fome, em números isso representa quase 10 milhões de pessoas, uma cidade de São Paulo inteira.
Pense nisso. Roque P C Neto 02-10-2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário